terça-feira, 28 de julho de 2015

TUDO COMEÇOU COM O TREM ( IMAGENS DE 80 ANOS ATRÁS EM LONDRINA )


TUDO COMEÇOU COM O TREM.Imagens de um feito: há 80 anos, o trem chegava em Londrina

JL selecionou fotos do acontecimento que mudaria a história de Londrina e do Norte do Paraná

Marcelo Frazão
  • Marcelo FrazãoOs trabalhadores que fizeram chegar o trem a Londrina: esforço de muita gente humilde que fez brotar o desenvolvimento regional (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
Faz exatamente 80 anos que aconteceu. Perto das 15h do dia 28 de julho de 1935, o povo fez festa para a chegada da primeira locomotiva na Estação Férrea de Londrina – um casebre de madeira instalado onde hoje é o piso inferior do Terminal Urbano de Londrina.
O feito, como mostrou o Jornal de Londrina, mudou a história de Londrina e do Norte do Paraná.
Com as locomotivas Baldwin construídas em Nova Iorque vieram milhares de compradores de terras, trabalhadores, mercadorias e as novas cidades não pararam de surgir ao longo da linha, até Maringá.
  • Alguns vagões foram içados sobre o Tibagi para testes do lado de cá, antes da abertura da linha  e construção da ponte (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
    Alguns vagões foram içados sobre o Tibagi para testes do lado de cá, antes da abertura da linha e construção da ponte (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
  • Antônio Cristiano Luza posa ao lado de um "motor", na década de 1970, provavelmente entre a Rua Guaporé e Pernambuco, quando havia cancelas para separar a linha férrea do trânsito comum (Crédito: Arquivo da família Luza)
  • A bela linha férrea sobre o Rio Tibagi (Crédito: Acervo família Luza)
    A bela linha férrea sobre o Rio Tibagi (Crédito: Acervo família Luza)
  • O momento da chegada da locomotiva com a comitiva de ingleses e membros dos governos: à frente, a bandeira do Brasil e da Inglaterra (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
    O momento da chegada da locomotiva com a comitiva de ingleses e membros dos governos: à frente, a bandeira do Brasil e da Inglaterra (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
  • A estação ferroviária de Londrina, novinha em folha: hoje, piso inferior do Terminal no centro (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
    A estação ferroviária de Londrina, novinha em folha: hoje, piso inferior do Terminal no centro (Crédito: José Juliani/Museu Histórico)
  • Um recorte de jornal no qual a Companhia de Terras anunciava a
    Um recorte de jornal no qual a Companhia de Terras anunciava a "ausiciosa notícia" sobre os novos tempos para Londrina e região com a chegada dos trens (Crédito: Arquivo da família Luza)
  • O povo se aglomera na antiga estação para saudar a chegada da primeira locomotiva Baldwin a Londrina (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
    O povo se aglomera na antiga estação para saudar a chegada da primeira locomotiva Baldwin a Londrina (Crédito: Museu Histórico/Divulgação)
Fazer o trem chegar a Londrina não foi tarefa simples para a Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP). Antes, era preciso erguer uma ponte sobre o perigoso Rio Tibagi, esticando a linha de Jataizinho – que entre 1932 e 1935 era a estação “final” – até o povoado que não tinha mais que 600 habitantes.
Em Londrina, as últimas viagens de trem foram em 1982, quando o ex-prefeito Antônio Belinati finalizou a retirada da linha que “cortava a cidade ao meio”.
Pesquisador do tema, o museólogo Niger Marena, hoje responsável pelo Museu de Geologia e Paleontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), refez a narrativa daquele dia: “Os curiosos do povoado de Londrina vão se reunindo em torno da primeira estaçãozinha... as primeiras horas da manhã são frustrantes. Ele começa a deixar a Estação de Jataizinho por volta das 11h daquela manhã. Vem devagar para que as autoridades e convidados possam observar em “detalhes” a ponte sobre o Rio Tibagi. Quando todos já se encontram desapontados eis que ouvem um apito!!! É elaaaaa! ... A Baldwin 1910 fabricada em Nova York anunciando sua chegada, finalmente desponta trazendo as bandeiras nacional do Brasil e da Inglaterra. Fogos pipocam! Finalmente ela chegou...”
JL selecionou algumas imagens históricas daquele 28 de julho, cedidas pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e também pelo arquivo familiar do comerciante londrinense Claudio Luza, cujo pai – Antônio Cristiano Luza – foi ferroviário por 35 anos aqui na região.
E você? Tem memórias das viagens de trem entre Londrina e São Paulo ou outras cidades? Queremos conhecê-las!

1º TREM DO NORTE DO PARANÁ A 80 ANOS

A 80 ANOS


NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR. O VERDADEIRO. NESSE JORNAL VIRTUAL VOCÊ PODE...

NOTICIASDEROLANDIA.BLOGSPOT.COM|POR JOSÉ CARLOS FARINA

sábado, 2 de novembro de 2013

RELAÇÃO DOS VÍDEOS DE TRENS DE JOSÉ CARLOS FARINA ( ROLÂNDIA ) TREM FILMES NO YOUTUBE


1- FAROESTE; 2- NOTURNO; 3- SOB NUVENS ; 4- PRIMAVERA; 5- 6 LOCOMOTIVAS; 6- BIZZ; 7- PLASSER À NOITE; 8- FARINA CONDUZ; 9- CRUZAMENTO; 10- ENTARDECER;  11- SEM CONTROLE; 12- LONDRINA; 13- ALEMÃO; 14- MAKOSA; 15- DASH-9; 16- 8 LOCOMOTIVAS;. 17- HELICÓPTERO; 18- PLASSER NA ESTAÇÃO; 19- AO LONGE; 20- TREM BRANCO; 21- VELOZ 2; 22- PARTI AO MEIO; 23- DASH-9 NA ROÇA. 24- OS MENINOS; 25- MANOBRANDO; 26- FERRORAMA; 27- FOGO; 28- DE CIMA DO VAGÃO; 29- DASH-9 POR DENTRO; 30- ROLÂNDIA E O TREM; 31- FARINA E TREM DASH-9; 32- TREM X BIKE; 33- TREM AZUL; 34- ARAPONGAS À APUCARANA; 35- ROLÂNDIA À ARAPONGAS; 36- CAMINHÃO; 37- HELPER NO MEIO; 38- DASH-9 EM FUGA; 39- NOTURNO HD; 40- C-30; 41- NOITE COM CHUVA; 42- NOTURNO HD; 43- DISPARADA; 44- CINEMASCOPE; 45- PERSEGUIÇÃO ATÉ ARAPONGAS; 46- MARCHA À RÉ; 47- CICLOVIA ARAPONGAS; 48- PERSEGUIÇÃO DASH-9; 49- BOB; 50- U20 MAKOSA; 51- PERSEGUIÇÃO DASH-9; 52- NA CHUVA; 53- FUMAÇA; 54- RIVER; 55- VELOZ SPEED; 56- SERPENTE; 57- NOTURNO LONDRINA; 58- DOG; 59- OFICINA; 60- MORRETES; 61- SERRA DO MAR; 62- SERRA DO CADEADO; 63- MORRERES  À CURITIBA; 64- MORRETES; 65- MORRETES 2; 66- FLAMBOAINT;  67- NORTE DO PARANÁ; 68- JARDIM; 69- ELIFAS; 70- DASH NO JARDIM; 71- VELOZ; 72- JARDIM 3; 73- BR-369; 74- LAGO; 75- LIGEIRO; 76- DUO; 77- FERROVIA ABANDONADA; 78- REDE BAND; 79- DASH-9 NA RAMPA; 80- HISTÓRIA DE ROLÂNDIA; 81- VIADUTO; 82- COLORADO; 83- LOCOMOTIVA DASH-9; 84- DASH-9 ARRANCANDO; 85- TREM X CARRO. 86- DASH-9 FULL HD; 87- MODELO NOVO; 88- CARROÇA; 89- AZUL; 90- HORIZONTE; 91- LAGO 2; 92- SILENCIOSO; 93- CHUVA; 94- BRAZIL IL IL; 95- ESTAÇÃO. 96- DANGER; 97- PERSEGUIÇÃO À NOITE; 98- SURFISTA; 99- CARONA; 100- CURTO E ENFERRUJADO; 101- CRUZAMENTO COM TRÊS; 102- MAKOSA COMBOIO; 103- AZUL FULL; 104- MARCHA LENTA; 105- LONDRINA 3; 106- HOUNDUP; 107- PERSEGUIÇÃO COM CHUVA; 108- BRAZIL RAIN; 109- PERSEGUIÇÃO HD 3; 111- CHAMINÉ 2; 112- PERSEGUIÇÃO HD CHASE; 113- MACABRO. 114- ENTARDECER HD; 115- NOITE HD; 116- ELIFAS; 117- ELIFAS HD; 118- THE BEST; 119- FULL PARANÁ; 120- FULL BRAZIL; 121- NORTE DO PARANÁ; 122- SUNSET 4; 123- SPEEDING; 124- VELOZ COM CHUVA; 125- RAINBOW; 126- SELMI; 127- 2 LOCOMOTIVAS; 128- SUNSET 3; 129- MANOBRA; 130- HORSE; 131- FESTIVAL; 132- OLD WESTERN; 133- SUNSET MAKOSA; 134- GARDEN; 135- SCANIA; 136- HISTÓRICO; 137- CLOUDS NUVENS; 138- CRUZAMENTO ALTA DEFINIÇÃO; 139- MAIS BONITO DO BRASIL; 140- NOTURNO  G-22; 141- C-30; 142- DEVAGAR; 143- BRAZIL RAIN; 144- EMBAIXADA;  145- FIRE; 146- AMANHECER; 147- ANTIGO; 148- MARIA FUMAÇA; 149- BAURU; 150- MARIA FUMAÇA; 151- PINHEIRO; 152- TEXAS; 153- ANTIGO; 154- ENTARDECER; 155- DA MATA; 156- LOCOMOTIVA; 157- COUNTRY; 158- ESTAÇÃO. 159- PÁTIO; 160- COUNTRY 3; 161- CAIPIRA; 162- MARINGÁ; 163- VIADUTO ARAPONGAS; 164- BRAZIL THE RAIN; 165- IN BRAZIL; 166- LAGO;  167- GARDEN 2; 168- APUCARANA; 169- WESTERN; 170- COW BOY; 171- CAVALGADA;  172- TREM BALA; 173- SOUTH AMERICAN; 174- LAGO; 175- DUO; 176 - DUO HD. 177- HD FARINA; 178- FALHANDO; 179- 7  LOCOMOTIVAS ACELERANDO; 180- 7 LOCOMOTIVAS; 181- ARAPONGAS 4; 182- ARAPONGAS; 183- LONDRINA PÁTIO; 184- PLASSER; 185- RAMPA; 186- DORMENTES; 187- CORNÉLIO PROCÓPIO. 188- CORNÉLIO PROCÓPIO HD; 189- LONDRINA À MARINGÁ; 190- RAMPA 3; 191- RAMPA; 192- RAMPA HD; 193- RAMPA EM LONDRINA; 194- RAMPA EM ROLÂNDIA; 195- FERRORAMA; 196- CLAUDEMIR; 197- NOITE; 198- ESTAÇÃO; 199- WEAR; 200- SEM CONTROLE; 201- CORRIDA; 202- POR BAIXO; 203- RAPA; 204- RAMPA LONDRINA; 205- LONDRINA ESTAÇÃO; 206- LONDRINA; 207- MARINGÁ; 208- AVIÃO; 209- LIGEIRO; 210- EMBALADO; 211- ARAPONGAS; 212- CARONA. 213- CHUVA; 214- CHUVA; 215- ROÇA; 216- PÉ VERMELHO; 217- PÉ VERMELHO 2; 218- PÉ VERMELHO 3; 219-  PÉ VERMELHO 4; 220-  PÉ VERMELHO 5;  221- PÉ VERMELHO 6; 222-  PÉ VERMELHO 7; 223-  PÉ VERMELHO 8; 224- FARM ( FAZENDA); 225- CAMBÉ; 226- GIGANTE; 227- KANSAS; 228- NEVADA; 229- COUNTRY; 230- ARAPONGAS; 231- CAR 2; 232- EXPRESS; 233- BEAUTIFUL; 234- CICLOVIA; 235- CHUVA; 236- APUCARANA; 237- PARANÁ; 238- DRIVING TRAIN; 239- PARANÁ; 240- BRAZING; 241- CICLOVIA; 242- WELL FARGOS; 243- NORTE DO PARANÁ; 244- LONDRINA; 245- APUCARANA; 246- ULTRASSOM; 247- GREATEST BRAZIL; 248- ARAPONGAS; 249- NIGHT; 250- CROSSING; 251- PLASSER; 252- BRAZIL RURAL; 253- COUNTRY; 254- CITY GREEN; 255- ARAPONGAS; 256- MAINTENANCE; 257- FLYING; 258- ARAPONGAS;. 259- MAINTENANCE 2; 260- THE RAIN; 261- FOR CITY; 262- CITY GREEN; 263- 3 FOR 1; 264- IN THE  NIGHT;  265- MAD; 266- MAD 2; 267- FERRO; 268- SEE AND LISTEM; 269- BRAZILIAN  TRAIN; 270- MAINTENANCE; 271- CROSSING 3; 272- OUT CITY; 273- TREM THE BEST; 274- CITY ROLÂNDIA; 275- RIVER; 276- CAMBÉ; 277- LAGO; 278- CITY CAMBÉ; 279-  BIKE PIST; 280- CURRENCY. 281- JUNGLE; 282- CIGANO; 283- COUNTRY. 284- CHICKEN; 285- FARM; 286- STATION; 287- GUINDASTE; 288- NIGHT; 289- CABIN; 290- BRAZIL; 291- SÃO RAFAEL; 292- FOR BACK; 293- GARDEN; 294- GARDEN 2; 295- ALONE; 296- BRAZIL; 297- AVENTURA; 298- CORRENDO ATRÁS; 299- CROSSING NIGHT; 300- COFFEE; 301- ITÁLIA; 302- PARANÁ; 303- MANUTENÇÃO; 304- LIGEIRO; 305- TREM QUE APITA; 306- CARONA; 307- TREM LONGE; 308- PESCA; 309- TREM À TARDE; 310- ARAPONGAS; 311- TREM X CARRO; 312- ARAPONGAS; 313- CAIPIRA; 314- TREM EM FUGA; 315- CRUZAMENTO; 316- FLORES; 317- LONDRINA 2; 318- NOTURNO; 319- GIGANTE; 320- STATION. 321- STEEL; 322- GERMAIN; 323- SUNSET; 324- CAMBÉ; 325- CRUZAMENTO CHUVA; 326- ROLÂNDIA CITY; 327- SUNSET; 328- PASSANDO POR ROLÂNDIA; 329- MARINGÁ 2; 330- MARINGÁ 3; 331- IN THE RAIN; 332- ALVORECER; 333- LONDRINA; 334- STATION; 335- RAMPA LONDRINA; 336- UNO SOLITÁRIO; 337- SUNSET; 338- REBOQUE; 339- 5 LOCOMOTIVAS; 340- REDE FERROVIÁRIA; 341- FARINA; 342- ENFERRUJADO 2; 343- CRUZAMENTO NA CHUVA; 344- TREM X PLASSER; 345- PORTAL ALEMÃO; 346- TREM MAIS COMPRIDO DO PARANÁ; 347- TREM NOTURNO CRUZANDO; 348- TREM WESTERN PÉ VERMELHO; 349- TREM DASH-9 NO JARDIM 2; (ATUALIZADO ATÉ O DIA 01/11/2013)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

TRENS ANTIGOS - FUNCIONÁRIOS e o CONFORTO



Havia o maquinista, o auxiliar do maquinista também    chamado de foguista, por ter sido no tempo do   trem á vapor a pessoa que alimentava a maquina.  Viajavam ainda o chefe de trem, o ajudante de  chefe de trem, se tivesse cabines com camas  havia o camareiro. Quem picotava o bilhete  da passagem era o chefe de trem ou seu auxiliar.  No caso do carro restaurante era explorado por terceiros. Como os bares  das estações também eram explorados por particulares. No carro  restaurante havia o cozinheiro, o garçom. Havia um balcão para lanches  ou para tomar algum refrigerante. Nas mesas eram servidas as refeições.  Em determinadas épocas do ano, poderia ocorrer da pessoa não conseguir passagem para viajar, por causa da grande procura. O excedente ia de ônibus.  Havia um trem com características de trem de carga, onde havia um carro de  passageiros, os demais eram vagões de cargas. A sigla desse trem era BG.  Passageiro que não tinha muita pressa ia nele. No trem superluxo havia  o carro chamado Pullman de um lado havia uma fileira com uma poltrona e   do outro havia outra fileira com duas poltronas. A poltrona reclinava  virando um semi-leito. Todo trem superluxo tinha ar condicionado.  
LAZARO ANTONIO DE ALMEIDA